Sobre
A exposição "Afro-brasilidade, uma homenagem a dois Valentins e a um Emanoel" é uma celebração da arte afro-brasileira e de sua diversidade cultural. Com curadoria de Paulo Herkenhoff e João Victor Guimarães, a mostra apresenta mais de 300 obras, incluindo pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e documentos históricos.
A exposição evidencia a pluralidade da produção artística afrodescendente, destacando tanto nomes clássicos, como Aleijadinho, Mestre Valentim e Mestre Athaíde, quanto artistas contemporâneos como Rosana Paulino, Felippe Sabino e Lucia Laguna.
Segundo Herkenhoff, a curadoria buscou justapor diferentes perspectivas, trazendo um olhar histórico e crítico sobre a arte afro-brasileira:
“A exposição foi concebida como um tecido que se expande e se entrelaça, conectando diferentes tempos, territórios e perspectivas. A mostra transita desde o pano da costa, elemento presente nos rituais da vida africana, até esculturas históricas que dialogam com a ancestralidade”, explica o curador.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
