Palestra

Palestra de abertura com os curadores da exposição Afro-brasilidade

11 de Abril
-
Imagem de divulgação

O diálogo com os curadores Paulo Herkenhoff e João Victor Guimarães apresentou os conceitos que estruturaram a exposição Afro-brasilidade. O evento refletirá sobre os desafios da curadoria de arte afro-brasileira no Brasil, abordando aspectos his-tóricos, estéticos e políticos que permearam a montagem e a concepção da mostra. A palestra é também uma oportunidade para pesquisadores, estudantes e interessados na temática ampliarem o debate sobre a presença e a multiplicidade de expressões afrodiaspóricas no cenário artístico contemporâneo.
 

Paulo Herkenhoff
Paulo Herkenhoff, curador, crítico de arte, artista, é hoje um dos curadores mais importantes do país. Atuou em instituições nacionais e internacionais. Assinou a 24 edição da Bienal de São Paulo (1998), conhecida como a Bienal antropofágica. Foi diretor de instituições renomadas como o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte do Rio. Foi curador assistente do MoMA, em Nova York. Atualmente é curador chefe da FGV Arte, no Rio de Janeiro.
 

João Victor Guimarães
João Victor Guimarães é curador, crítico de arte e pesquisador. Atuou como curador assistente no Museu de Arte Contemporânea da Bahia e no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira.
Colabora com revistas como Select, DASArtes e Bravo!, além da Umbigo Magazine, publicação internacional de arte contemporânea. Em Madri, pesquisou a presença da dança no cinema no Fiver Film Festival. Curador da exposição Ecos Malês, premiada em 2024, é jurado do Prêmio PIPA 2025.

Compartilhe: