Exposição

Guanabara, o abraço do mar

Curadoria: Paulo Herkenhoff
Fundo-da baía-de-Guanabara
/sites/default/files/uploads/2025-03/fundo-da-baia-de-guanabara.jpg
Guanabara-o-abraço-do-mar-
/sites/default/files/uploads/2025-03/guanabara-o-abraco-do-mar.jpg
Vista-da-entrada-da-Baía-do-Rio
/sites/default/files/uploads/2025-03/vista-da-entrada-da-baia-do-rio.jpg
Guanabara-o-abraço-do-mar
/sites/default/files/uploads/2025-03/guanabara-o-abraco-do-mar-2.jpg
Guanabara-o-abraço-do-mar
/sites/default/files/uploads/2025-07/img_4373.JPG
Guanabara-o-abraço-do-mar
/sites/default/files/uploads/2025-07/img_4375.JPG
Guanabara-o-abraço-do-mar
/sites/default/files/uploads/2025-07/img_4392.JPG
Guanabara-o-abraço-do-mar
/sites/default/files/uploads/2025-07/img_4399.JPG
Guanabara-o-abraço-do-mar
/sites/default/files/uploads/2025-07/img_4420.JPG

Sobre

A mostra já reúne mais de 200 itens e mistura artistas de diferentes gerações, que ajudam a construir uma história sobre a Baía desde os povos originários até as emergências ambientais contemporâneas.

O principal conceito por trás da escolha das obras a serem expostas em Guanabara, o abraço do mar é exibir a ampla variedade de visões e práticas artísticas, correspondentes à extraordinária diversidade natural da Baía e do bioma que a constitui - a Mata Atlântica -, e também a variada e peculiar coleção de histórias que as populações vivenciaram em suas épocas. Segundo Herkenhoff, “a mostra contará com itens surpreendentes que vão explorar todas as facetas do Rio de Janeiro”.

A exibição conta com itens históricos, como as cerca de 40 obras da coleção Fadel; uma pintura em óleo sobre tela de linho, de Tarsila do Amaral; o projeto em papel do Parque do Flamengo, de Burle Marx; a vista da Barra tomada de Santa Teresa, de Charles Decimus Barraud; e o projeto original do brigadeiro Jacques Funck para fortificar a cidade do Rio de Janeiro.

Para o também curador Marcus Monteiro, a exposição representa a Baía por completo: “A mostra vai despertar um enorme interesse no público de conhecer um pouco mais, não só a história, mas o que a Baía representa desde a pré-história até a atualidade. Nós separamos peças que, de alguma maneira, vão retratar e induzir as pessoas a refletirem sobre a importância da Baía da Guanabara através do tempo”.

 

 

imagem

Catálogo da exposição

Faça o download do catálogo abaixo.