Afrofabulações

13 de Setembro
-
Entrada Livre
imagem de divulgação

Para encerrar a programação da exposição “Afro-brasilidade”, a FGV Arte promoveu “Afrofabulações”, uma celebração das artes e dos saberes afro-brasileiros que reuniu poesia, dança e música. Inspirado no conceito do pensador Tavia Nyong’o, “Afrofabulações” entende a fabulação como gesto artístico e cultural: criar, reinventar e imaginar futuros a partir de legados afrodiaspóricos, explorando possibilidades de expressão e convivência. O evento promoveu experiências sensíveis por meio da poesia, da performance, do corpo e dos ritmos afro-brasileiros, convidando o público a viver uma tarde de encantamentos e trocas coletivas. 

 

14h - 15h | Vitória Rodrigues lê poemas  de Conceição Evaristo

Vitória Rodrigues é uma atriz, cantora, compositora, apresentadora e poetisa alagoana com profunda inspiração na arte popular e em suas raízes nordestinas. Em 2022 apresentou e roteirizou o programa Cordel da gente (GNT); em 2023, participou da novela Vai na fé. Interpretou Blanchete na novela No rancho fundo (Globo). Multidisciplinar, integrou o grupo Forrozinas, lançou singles autorais e produz conteúdo poético com grande repercussão nas redes sociais. Os poemas de Conceição Evaristo entrelaçam memória, corpo e ancestralidade, dando voz às experiências de mulheres negras. Sua escrita é marcada pela “escrevivência”, que funde vivência e criação literária. Com forte caráter de afrofabulação, seus versos reinventam a existência a partir da perspectiva negra e feminina.

 

15h - 16h | Espetáculo “Na pista” Companhia Urbana de Dança

Com bom humor e leveza, Na Pista marca o retorno da companhia às suas raízes no subúrbio carioca. Ritmos e sequências coreográ- ficas que fizeram parte da vida dos jovens dançarinos inspiraram a Companhia neste novo trabalho. Técnicas e estilos são incorpo- rados pelos dançarinos e postos em cena, com a estética própria de cada um deles. O título também faz alusão à gíria da periferia no sentido de liberdade, como uma expressão sinônima a “estar na vida”. A trilha sonora é assinada por Rodrigo Marçal. A Companhia Urbana de Dança, dirigida por Sonia Destri Lie, é formada por jovens moradores de áreas populares na cidade do Rio de Janeiro. Premiada no Brasil e no exterior, é reconhecida pelo trabalho que desenvolve e já foi considerada a "evolução da dança urbana" pelo Encore Magazine/NY, e TOP 6, pelo The New York Times. 

 

15h - 16h | Joazz

Nascido e criado em Caxias, Joazz é um dos vários DJs formados pela escola UWR (Urban Work The Responsa). Foi eleito DJ do Ano em 2024 pelo Prêmio BIC. Joazz é reconhecido um dos DJs mais versáteis na cena da discotecagem carioca, tendo sido destaque em diversos eventos no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Seu conhecimento musical vai do hip hop ao soul, passando pelo groove, brasilidades, jazz, R&B, afrobeats, e também pelas vertentes eletrônicas como house, UK garage, drum and bass, jersey, entre outros sons da Diáspora africana. 

Compartilhe: