Mesa-redonda e lançamento do livro "Lucio Costa, Le Corbusier: Correspondência"

14 de Agosto
-
Imagem de divulgação

Organizadoras | Julieta Sobral e Claudia Pinheiro

Mediação | Maria de Andrade   

A troca epistolar entre dois ícones da arquitetura moderna, iniciada em 1936 — no convite de Lucio Costa a Le Corbusier para vir ao Brasil e colaborar no projeto do Ministério da Educação e Saúde — e mantida até 1965, um mês antes da morte de Corbu, se tornou o registro de uma época em constante transformação, um farol para aqueles que desejam compreender a formação artística, histórica e cultural dos tempos atuais. 
  
Fruto de minuciosa pesquisa nos arquivos da Casa de Lucio Costa e da Fundação Le Corbusier e enriquecida por farta iconografia, esta edição reproduz os originais escritos em francês, inclui ensaios de especialistas sobre os arquitetos, além de reunir documentos oficiais, croquis, pinturas, postais, rasuras e rascunhos de cartas que elaboram profundas discussões e moldam a construção de um pensamento derivado dos sonhos que ousaram mudar a história da arquitetura brasileira. 
 

 

Julieta Sobral é artista visual, professora e pesquisadora. Doutora em Design pela PUC-Rio , leciona na instituição desde 2002. Autora do livro "O Desenhista Invisível", que explora o trabalho do caricaturista e designer J. Carlos, Julieta fundou e dirige o Instituto Memória Gráfica Brasileira.  

Claudia Pinheiro é arquiteta e produtora. 

Maria de Andrade é doutora e mestre em Letras pela PUC Rio, e graduada em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia Visual, na mesma universidade. Produtora em Filmes do Serro, organizadora do livro "Rodrigo M. F. de Andrade e Mário de Andrade — Correspondência Anotada" é a atual chefe do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira na Fundação Casa de Rui Barbosa.

Compartilhe: