Imagens do paraíso? Imigrantes na Baía de Guanabara

28 a 29 de Janeiro
-
imagem de divulgação
imagem de divulgação

O Brasil, especialmente o Rio de Janeiro, foi um dos principais destinos de milhares de imigrantes que buscavam novas oportunidades e uma vida melhor entre o final do século XIX e o início do XX. Esse movimento trouxe transformações profundas para a sociedade brasileira e moldou a diversidade cultural que caracteriza o país até os dias atuais. 

Neste curso, investigamos as políticas de imigração adotadas pelo governo brasileiro ao longo desse período, desde as iniciativas que incentivaram a vinda de estrangeiros até os métodos de controle e registro de sua entrada no país. Parte da exposição foi dedicada a imagem construída pelos imigrantes sobre o espaço de acolhida.   

 

Objetivos: 

- Examinar os contextos históricos e sociais que levaram ao estabelecimento de políticas de imigração no Brasil.  

- Analisar os mecanismos de registro de imigrantes no Rio de Janeiro, como listas de passageiros, fotografias, e documentos oficiais.  

- Refletir sobre as narrativas de "paraíso" associadas ao Brasil e como elas contrastavam com as experiências vividas pelos imigrantes.  

 

Tópicos abordados: 

1.    O Brasil como "Terra Prometida": Propagandas e discursos oficiais. 
2.    As Leis e Políticas de Imigração: Enquadramento legal e mudanças ao longo do período. 
3.    O Rio de Janeiro como Porta de Entrada: A importância estratégica da Baía de Guanabara. 
4.    A Vida Real dos Imigrantes: Experiências cotidianas, preconceitos e contribuições culturais. 
5.    Arquivos e Registros: Como estudar e interpretar documentos de imigrantes. 

 

Maurício Parada 

Maurício Parada possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e estágio pós-doutoral no IHEAL (Institut des hautes études de l'Amérique latine) na Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2019). Atualmente é professor do quadro principal do departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Tem experiência na área de História, com ênfase em história social da cultura e história intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: exílios, cultura, intelectuais e identidade nacional. Atualmente coordena o núcleo do Mestrado Profissional em Ensino de História da PUC-Rio. 

Compartilhe: