Guanabara ancestral: O mangue e o futuro da Baía urbana
 
A FGV Arte convidou o jornalista e ambientalista Emanuel Alencar para uma palestra de lançamento do seu último livro, Histórias do mangue da Guanabara (2024), editado pela Ocean Pact. A publicação traz homenagens a diversos atores que ajudaram a recuperar o mangue da Baía da Guanabara nas últimas quatro décadas e afirma que o futuro da região depende da valorização dos saberes e práticas de suas comunidades tradicionais.
Para refletir sobre os avanços e desafios dos projetos ambientais de recuperação e preservação da Guanabara, houve uma mesa-redonda com alguns destes atores locais: Alaildo Malafaia, presidente da Cooperativa Manguezal Fluminense; Aldenir Couto Raimundo, diretor de esporte do Quilombo do Feital; e Mário Soares, professor e pesquisador do Núcleo de Estudos em Manguezais (Nema/Uerj). A mediação foi de Emanuel Alencar.
PROGRAMA
14h-15h40 | Palestra de lançamento do livro Histórias do mangue da Guanabara (2024), com Emanuel Alencar (jornalista, Grupo Ação Ecológica) 
 
16h-18h | Mesa-redonda - Avanços e desafios dos projetos ambientais de recuperação e preservação da Guanabara com Alaildo Malafaia (presidente da Cooperativa Manguezal Fluminense); Aldenir Couto Raimundo (Quilombo do Feital); Mário Soares (Núcleo de Estudos em Manguezais - Nema/Uerj) e mediação de Emanuel Alencar