Baía urgente

11 de Dezembro
-
imagem de divulgação

No dia 11 de dezembro de 2024, a Fundação Getulio Vargas recebeu o biólogo e ecologista Mário Moscatelli para a palestra Baía Urgente. O evento abordou a crise ambiental da Baía de Guanabara e os desafios para a recuperação de ecossistemas costeiros. 

A Crise da Baía de Guanabara e a Urgência Climática 

Com mais de duas décadas dedicadas à recuperação ambiental, Mário Moscatelli troixe um diagnóstico da Baía da Guanabara, uma das áreas de maior degradação ambiental em zonas urbanas do Brasil. Além de expor o cenário crítico, Moscatelli abordou iniciativas bem-sucedidas, como a revitalização da Lagoa Rodrigo de Freitas, provando que ecossistemas degradados podem ser tecnicamente restaurados. 

Para o biólogo, o maior obstáculo está enraizado em uma cultura predatória que historicamente negligenciou os biomas em nome do crescimento desordenado. "Não há mais tempo para esperar por mudanças culturais ou educacionais; é hora de ação direta", alerta Moscatelli. 

 

Mário Moscatelli 

Biólogo, mestre em Ecologia e especialista em gestão e recuperação de ecossistemas costeiros, Moscatelli é um dos principais nomes da restauração ambiental no Rio de Janeiro. Sua trajetória inclui projetos icônicos, como a revitalização do Aterro de Gramacho e do sistema lagunar de Jacarepaguá, além de iniciativas que transformaram áreas de mangue degradadas em ecossistemas vivos e produtivos. 

Compartilhe: