Águas urbanas e a produção do Rio de Janeiro contemporâneo

26 a 27 de Novembro
-
Imagem de divulgação

O minicurso Águas urbanas e a produção do Rio de Janeiro contemporâneo teve como objetivo refletir sobre o papel das águas em geral – e da Baía de Guanabara em particular – no processo de urbanização do Rio de Janeiro. A proposta é (re)pensar a história da metrópole a partir de diferentes dimensões da Baía de Guanabara. Na primeira sessão, Mariana Cavalcanti e Maria Raquel Passos Lima pensaram a urbanização a partir das infraestruturas urbanas, contando assim, “pelo avesso”, a produção da região metropolitana a partir da governança das águas e dos resíduos, especialmente nos territórios do Caju e de Jardim Gramacho. Na segunda sessão Julia O’Donnell e Camila Pierobon exploraram os modos de vida e as memórias de pescadores artesanais e dos banhistas da antiga Praia de Ramos, ressaltando a importância histórica e social das águas da Baía para as comunidades locais. 

 

Mariana Cavalcanti é doutora em Antropologia pela Universidade de Chicago e Professora Associada no IESP/UERJ. Atuou como Peggy Rockefeller Visiting Scholar em Harvard e como professora do CPDOC/FGV-RJ. Coordenadora do Grupo CASA e do ResiduaLab, seus estudos focam em etnografia, infraestruturas e águas urbanas no Rio de Janeiro. 

Maria Raquel Passos Lima é professora de Antropologia na UERJ, onde também coordena o ResiduaLab. Doutora em Antropologia Cultural pela UFRJ, é autora de O Avesso do Lixo (2021). Suas pesquisas exploram temas de antropologia urbana, ambiental e visual, com ênfase em resíduos, toxicidade, águas, periferias urbanas e ativismos socioambientais populares. 

Camila Pierobon é pós-doutoranda no Museu Nacional (UFRJ) e doutora em Ciências Sociais pela UERJ, com passagens pela Universidade de Cambridge e de San Diego. É associada ao Grupo CASA e ao ResiduaLab. Desenvolve pesquisas sobre as periferias do Rio de Janeiro a partir da questão de suas águas. 

Julia O'Donnell é antropóloga, professora na UFRJ e doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ). Com foco em antropologia urbana e história, seu trabalho explora temas como urbanização, infraestruturas e a construção de identidades urbanas, especialmente no Rio de Janeiro.  

 

Programa 

Dia 1, 14h-16h30h: As águas da Baía e a urbanização do Rio: os casos do Caju e de Jardim Gramacho, com Mariana Cavalcanti e Maria Raquel Passos Lima  

Dia 2, 14h-16h30h: A vida cultural sobre as águas: história da pesca artesanal e do lazer na Guanabara, com Camila Pierobon e Julia O’Donnell 

Compartilhe: